Falsificadores de eletrônicos chineses atacam novamente.

Dessa vez, algum chinês manipulou um dispositivo para ser vendido como um disco rígido externo Samsung  de 500GB.

hdd-fake01

Nem todo mundo pode identificar qual o produto é genuíno e qual produto é a réplica e nesta confusão, os consumidores são lesados quando escolhem a réplica pensando que é genuíno ou tão bom quanto o original. Tal prática inescrupulosa resulta em grandes lucros para os fabricantes de réplicas.

 

hdd-fake02

A fraude foi descoberta em abril de 2011, quando um engenheiro de computação na Rússia que vive nas proximidades da fronteira com a China recebeu de um cliente um disco rígido de 500GB para a reparação, o cliente relatou que quando transferia um filme de aproximadamente 0,45 GB de tamanho, para sua unidade, ele encontrava gravado, apenas os últimos minutos do filme.

 

 

hdd-fake03

Na foto acima podemos ver que existem duas grandes porcas de metal, que são colocados dentro da caixa para apoiar uma unidade de flash drive de 128MB que foi manipulada para exibir uma capacidade bem acima da sua capacidade de armazenamento real. Além de que, as porcas foram colocadas para dar um pouco de peso para a unidade dando ao comprador a sensação de que é um produto original.
O consumido compra e paga por um produto de marca consagrada e quando começa a usar descobre que o seu investimento foi em vão e seu dinheiro foi desperdiçado.